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Aeróbico em Jejum

Aeróbico em Jejum

Todo mundo, quando dá início a uma rotina de atividades físicas, logo descobre: os exercícios aeróbicos, ou aeróbios – ambas as formas estão corretas – são uma alternativa excelente para quem quer emagrecer, uma vez que promovem a aceleração do metabolismo, que leva o corpo a queimar mais calorias e, assim, possibilitar a perda de peso. Seja por falta de tempo ou por seguir uma filosofia existente de treino, há quem opte por praticar esse tipo de exercício, que utiliza o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, em jejum. Mas será que essa prática faz bem à saúde?

Antes de mais nada, é importante saber de que período de jejum estamos falando. O chamado jejum fisiológico normal consiste no intervalo comum entre as refeições e lanches, que costuma durar em média três horas. Mais que isso, é considerado jejum intermitente, enquanto períodos de 12 horas ou mais sem alimentação caracterizam jejum prolongado – o que pode significar que já foram usadas pelo organismo grande parte das reservas de glicogênio hepático e muscular, que são a forma de armazenamento dos carboidratos que ingerimos.

Exercícios praticados até em torno de três horas após a última refeição, especialmente caso ela tenha sido composta de boas quantidades de carboidratos, não costumam ser considerados como em jejum. Já a prática de exercícios aeróbicos em jejum entre intermitente e prolongado é recomendada apenas a quem já está imerso na rotina de treino, com bom condicionamento físico e acompanhamento profissional, fatores que aumentam a capacidade de manter os estoques de glicogênio, ácidos graxos e triglicerídeos intramusculares em atividades de até 45 minutos de duração.

Pessoas recém-saídas do sedentarismo ou com uma rotina irregular de treino devem tomar muito cuidado com os exercícios em jejum, que podem acarretar em reflexos como tonturas, náuseas, vômitos e até desmaios. E o pior: sem nenhum benefício fisiológico. Quem tem facilidade em ter hipoglicemia ou possui normalmente um alto nível de gasto energético também precisa redobrar a atenção. E é claro, sempre contar com a indicação e acompanhamento profissional ao dar início a qualquer prática esportiva.

Por Alisson Neri
Nutricionista (11) 3057-3047

2 Responses to Aeróbico em Jejum
  1. Isabella Responder

    Se eu faço exercício por exemplo as 6h da manhã, como devo proceder, tenho que comer algo pra dar energia antes? Um carboidrato ?

    • Marina Strazzer

      Marina Strazzer Responder

      No Aeróbico em Jejum não se come nada antes do treino. Mas num treino normal, sim, você deve se alimentar, pelo menos, 1 hora antes do exercício. Um carboidrato complexo é bem vindo (como batata doce, mandioca, aveia, etc).
      Beijos!

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