10135 Views0 comentários

Celulite e estrias, o terror das mulheres!

Celulite e estrias, o terror das mulheres!

Mais uma super dica do meu endocrinologista Doutor Barakat sobre como evitar celulites e estritas e as suas principais causas:

“Que todas as mulheres odeiam essas duas palavras não é segredo para ninguém. Principalmente quando elas estão juntas. Abaixo, um pequeno guia sobre esse temível assunto.

O que são celulite e estria?

Estrias são cicatrizes provocadas pelo estiramento da pele e também pela compressão dos vasos sanguíneos no local, o que provoca um rompimento das fibras elásticas e colágenas que formam esse tecido “cicatrizado”.

Quando, junto a tudo isso, existe o acúmulo de gordura na região, aparece a celulite. Ou seja, além desse estiramento da pele, esse acúmulo de gordura comprime os vasos, que diminuirão a oxigenação e a vascularização locais. Logo, o corpo aumenta a produção de colágeno no local e aparecem as depressões.

O que causa a celulite e estria?

Ganho de peso, crescimento rápido (genética), sedentarismo, má alimentação e tabagismo são os fatores mais frequentes.

Existe tratamento?

Hoje em dia existem diversos tratamentos para o problema. Antes disso, uma alimentação saudável – que inclui água para hidratar, alimentos crus e integrais, além dos cozidos a vapor (esqueça alimentos refinados, enlatados, frituras, bebidas alcoólicas e excesso de sal) – aliada a exercícios físicos ajuda e muito a evitar esses problemas. Alguns tratamentos estéticos ajudam a melhorar a circulação e nutrientes do local, amenizando o problema. Lembre-se: tais procedimentos deverão ser recomendados por médicos especializados, pois dependem do grau da patologia apresentada.

E para ajudar as mulheres (e, por que não, os homens?) com isso, pedi ao meu colega Fabio Aquino, personal trainer, dicas de exercícios que ajudam contra estria e celulite:

“Estrias no português claro é o estiramento da pele. Ela se rompe quando há uma lesão muita intensa. O problema é muito comum em mulheres na adolescência se o crescimento acontece rapidamente e mulheres grávidas que ganham excesso de peso, por exemplo. Mas podem evitá-las com atividades físicas e uma boa alimentação.”

“Já no combate a celulite, recomendo o treinamento de força! Com mais cargas e menos repetições fazendo que a pessoa substitua gordura por massa muscular. Treinamento de super-séries também são bem vindos!
Os treinamentos funcionais de força, onde em alguns treinos usamos trabalhos unilaterais ajudam muito.
Nas mulheres, toda parte inferior é mais comum aparecer celulites. Glúteos, pernas e culotes. Os agachamentos são ótimos exercícios. Você tem um trabalho completo para essa região. Claro, sempre sendo feito com cuidado para não se lesionarem e mantendo a pele firme, com músculos por baixo ao invés de gorduras.””

Por Doutor Barakat

Veja também Treino para queima de gordura

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Please enter your name, email and a comment.