1744 Views0 comentários

Dieta Cetogênica

Sobre a dieta cetogênica que a Marina começou a fazer para secar e todo mundo quer saber como funciona:

Cetose é quando o fígado converte, por exemplo, gorduras em cetonas que agem como combustível para muitos tecidos, incluindo nosso cérebro.

As cetonas, ao contrário do açúcar, inibem o apetite.  O funcionamento do processo, cetose, embora tenha alguns detalhes bioquímicos mais complexos, pode ser entendido em 3 simples passos:

1- Devido à restrição de carboidratos na dieta, o corpo fica privado do fornecimento de glicose.

2- Como nossas células precisam de energia, o nosso corpo necessita de outra fonte para supri-la, e nós temos uma resera de energia na forma de gordura, portanto, o organismo em cetose gasta esta gordura.

3- Para que isso aconteça, o fígado quebra os ácidos graxos, provenientes do tecido adiposo (gordura) em corpo cetônicos. Ou seja, a gordura substitui à glicose como fonte de energia para nosso corpo.

Saiba mais benefícios de uma dieta com baixo teor de carboidratos e ricas em gorduras:

– O indivíduo tem menos fome, maior adesão ao plano alimentar e maior perda de peso do que as dietas pobres em gordura.

– Há o aumentos da secreção do GH e diminuição dos níveis de insulina. Ou seja, acontece uma regulação da secreção hormonal.

– Melhora a sensibilidade à insulina e, com isso, há um melhor controle do diabetes tipo II.

– Diminui o crescimento de tumores, pois as células neoplásicas (células tumorais) utilizam a glicose e são incapazes de utilizar cetonas como fonte de energia.

– O risco de doenças cardiovasculares diminui. Lembrando que uma dieta rica em gorduras saturadas não aumentam as gorduras saturadas na corrente sanguínea.

– Por fim, as cetonas otimizam a produção de energia pelas mitocôndrias cerebrais, melhorando o desempenho cognitivo e nos protege contra uma variedade de doenças, como epilepsia, AVC e Alzheimer.

 

Procure um nutricionista para te orientar*

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Please enter your name, email and a comment.