TAPIOCA OU PÃO?
É a vez dela. Tão falada e tão na moda, ela entrou de vez para o cardápio dos brasileiros que se preocupam em manter o corpo em dia e fazem dieta para ajudar. As pessoas estão consumindo cada vez mais tapioca, principalmente no café da manhã, por acreditarem que trata-se de um carboidrato de melhor qualidade, já que não tem farinha branca (de trigo refinada) e que, por essa razão, não engordaria tanto.
Gostosa e versátil pela variação nos recheios, ela é uma ótima opção para os celíacos (alérgicos a glúten). Porém, ela é realmente eficaz na substituição de pães com o intuito de perder peso e ganhar definição? Quais são os reais benefícios dessa substituição? Na comparação direta, pão e tapioca oferecem energia e mais nada. Ou seja, o melhor é sempre optar por versões com fibras. Sabendo disso, vamos as dúvidas:
Tapioca ganha do pão francês para emagrecer?
VERDADE: herança indígena, a farinha de tapioca é obtida a partir do amido de mandioca, não possui fibras nem proteínas. É um carboidrato simples. “Pensando em diminuição do números de calorias, a tapioca pode ser benéfica, pois cada 100 gramas tem em média 80 calorias. Já um pão francês tem cerca de 130″, explica o nutrólogo e cardiologista Túlio Costa de Medeiros.*
Tapioca é disparada a melhor para o ganho de força muscular?
EMPATE. “Para ganho de força e definição muscular, o consumo de energia antes e depois do treino é muito importante. E neste caso, ingerir carboidrato de alto índice glicêmico é o ideal. Tanto a tapioca quanto o pão francês cumprem o papel. Além disso, deve-se consumir também uma proteína de rápida absorção no pós para fazer com que – em 48 horas – o músculo esteja apto a um novo trabalho”, explica Túlio.
Tapioca é melhor que pão integral?
MITO. Seu valor nutricional é pequeno. Pobre em proteínas, tem alguns minerais e pequenas quantidades de vitaminas do complexo B. A tapioca em si perde para o pão integral, mas isso pode ser ajustado no preparo de sua tapioca, como explica Túlio. “O que faz o alimento engordar menos não é só a baixa caloria, mas também quanto de energia você vai gastar para digeri-lo. A complexidade desses alimentos e os nutrientes, principalmente as fibras, fazem com que você gaste mais nesse processo. E é justamente aí que o pão integral torna-se uma boa opção. Mas você também pode deixar sua tapioca mais nutritiva acrescentando à massa alguns grãos ricos em fibra como chia, linhaça e floco de aveia, por exemplo”.
Precisa eliminar o glúten?
MITO. Túlio explica ainda que a não há necessidade de eliminar o glúten totalmente da dieta se você não tem a doença celíaca, pois existem alimentos que contém glúten, mas têm também componentes importantes para a nossa alimentação. Não existem comprovações de que você perderá peso se não consumir glúten. Anotado?
Agora, o detalhe…
Resolveu manter a tapioca em sua dieta? Então fique atento, pois a grande maioria das pessoas ultrapassa a quantidade que a torna vantajosa quando comparada ao pão francês: a quantidade de goma usada para fazer sua tapioca são duas colheres de sopa e o recheio deve seguir a linha, como por exemplo, creme de ricota, requeijão light, peito de peru, presunto magro…
8 Responses to TAPIOCA OU PÃO?
Jheneffer Souza 01/10/2015
Como que você faz a sua tapioca?
Marina Strazzer 02/10/2015
Eu geralmente faço crepioca: 4 claras e 60 ou 80g de goma de tapioca. Misturo tudo, incluo adoçante.
Faço na frigideira anti-aderente em fogo baixo.
Beijos!
Alice 17/09/2015
Ameeei o post. Vejo muitas pessoas se “iludindo” com as tapiocas e principalmente nos recheios, com geleias carregadas de açúcar, se enganando com a frase: “é tapioca, é fit, essa pode!”. Parabéns pela abordagem Marina!! :)
Marina Strazzer 17/09/2015
Que bom que gostou! Verdade, tem saber quando comer e a quantidade correta!
Super beijo, linda
michelle bonfim 16/09/2015
Excelente post Mary, parabéns !!!!!
Beijaoo
Marina Strazzer 17/09/2015
Obrigada, querida!!
Joana Almeida 16/09/2015
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Marina Strazzer 16/09/2015
😍💪🏻